Diamantino adere filosofia japonesa na gestão gerencial

Para aprimorar os serviços do Governo Municipal prestados aos cidadãos, o prefeito Juviano Lincoln aderiu à filosofia japonesa kaizen, que significa mudança para melhor; uma melhoria contínua na vida em geral, seja ela pessoal, familiar, social e no trabalho. No contexto das instituições públicas ou privadas, o kaizen permite baixar os custos e melhorar a produtividade. 

Considerado como o pai do kaizen, o professor japonês Masaaki releva a importância do gemba (termo japonês que significa "local real"), o local de trabalho onde o verdadeiro valor é criado. Além disso, o envolvimento de todos os colaboradores da instituição é essencial, porque esta é uma metodologia que não se concentra nas elites. 

O prefeito afirmou que de acordo com a filosofia, é sempre possível fazer melhor, nenhum dia deve passar sem que alguma melhoria tenha sido implantada, seja ela na estrutura no trabalho ou no indivíduo. Por exemplo, o Sistema de produção da Toyota é conhecido pela sua aplicação do princípio kaizen. 

Para a filosofia japonesa, trabalha-se e vive-se de forma mais equilibrada e satisfatória possível, se pelo menos três quesitos forem atendidos: equilíbrio financeiro e emocional; clima organizacional agradável e ambiente simples e funcional. “Solicitei da nossa equipe que todas nossas ações sejam sempre embasadas no estilo Shitsuke do kaizen, que remete a disciplina, determinação, honra e retidão de caráter. Princípios que norteiam o alcance do sucesso”, destacou o gestor. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Comentários