Diamantino oferece ações integradas do Governo Municipal

Numa interação entre Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, os alunos de Diamantino recebem ações voltadas para saúde na escola que visam à integração e articulação permanente proporcionando melhoria da qualidade de vida da população. 

“O prefeito Juviano Lincoln determina que nossas ações tenham o objetivo de contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino”, afirmou o secretário Itamar Martins Bonfim.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), formada por psicóloga, enfermeira, fisioterapeuta e nutricionista - transmite orientações aos alunos de temas que compõem o cotidiano, como, por exemplo: educação no trânsito, vacinação, higiene pessoal, sexualidade e doenças sexualmente transmissíveis. 

“A escola é a área institucional privilegiada deste encontro da educação e da saúde: espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis à promoção da saúde pelo viés de uma educação com proteção, a atenção e o pleno desenvolvimento da comunidade escolar”, destacou o prefeito. 

Em Diamantino, cada Estratégia de Saúde da Família (ESF) é parceira da escola situada em seu bairro. “Os alunos são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), bem como seus familiares, portanto, trabalhar de forma preventiva no ambiente escolar é o melhor caminho”, finalizou o secretário.

Diário de Cuiabá