JBS fecha unidade em município com 5º maior rebanho

A unidade do frigorífico da JBS instalada no município de Vila Rica, a 1.259 km a nordeste, será fechada por falta de animais para o abate. O fim dos trabalhos da empresa na cidade foi anunciado durante reunião com o prefeito do município, Luciano Marcos Alencar nesta segunda-feira (13) e foi recebido com surpresa uma vez que Vila Rica possui o quinto maior rebanho de Mato Grosso. 

Conforme a assessoria de imprensa da JBS, os quase 650 funcionários que atuam na empresa serão remanejados para outras unidades, dentre elas, esta a da cidade de Confresa, a 105 km de Vila Rica, onde funcionará um novo setor de desossa. 

A companhia arcará com as indenizações dos que não quiserem permanecer na empresa e dará todo o apoio aos colaboradores, como determina a legislação trabalhista vigente, com o objetivo de minimizar os efeitos da medida. “A decisão de concentrar a produção em uma única decorre da necessidade de a companhia em se ajusta as atuais condições do mercado, em que a disponibilidade de matéria-prima para a indústria sofreu uma redução significativa ao longo de 2014”. 

A empresa iniciou suas atividades no município de Vila Rica em janeiro de 2013. Na ocasião, a empresa recebeu incentivos da prefeitura local que cedeu terreno para as instalações, maquinários e serviço de terraplanagem. “Muitas pessoas vieram de fora para trabalhar na cidade. Para montar a empresa, a prefeitura deu total apoio, mas agora depois de um ano e pouco vem falar que vai fechar por falta de matéria-prima. Esta não é uma justificativa concreta, pois nós temos o quinto rebanho do Estado, com mais de 600 mil cabeças de gado”, criticou o prefeito Luciano Alencar. 

Além da redução do gado no município, a JBS também apontou a falta de energia e a más condições das estradas como razões para o fechamento. O prefeito reconheceu o problema de transmissão de energia e da precariedade das estradas. "Nós colocamos a disposição da empresa, mas eles já vieram com a decisão pronta".

Fonte: Gazeta Digital

Comentários