Diamantino realiza Miss e Mister 3ª Idade e avança na política para pessoa idosa

Ganhadores do concurso

Diamantino mostra tradição na realização do Miss e Mister 3ª Idade, evento realizado pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Assistência Social. Em 2014 a festividade teve como tema central as badaladas festas dos anos 60.
 Segundo estimativas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil tem 20,6 milhões de idosos. Número que representa 10,8% da população total. A expectativa é que, em 2060, o país tenha 58,4 milhões de pessoas idosas (26,7% do total). O que explica esse aumento não é só a melhoria da qualidade de vida, que ampliou a expectativa de vida dos brasileiros, que pulará de 75 anos em 2013 para 81 anos em 2060 - com as mulheres vivendo, em média, 84,4 anos, e os homens 78,03 anos -, mas também a queda na taxa de fecundidade dos últimos 50 anos, que passou de 6,2 filhos nos anos 1960 para 1,77 (estimativa) em 2013.
Diamantino vem tomando medidas e estabelecendo políticas que ajudem a melhorar a qualidade de vida da pessoa idosa. O grupo Viver Legal age diretamente para garantir o lazer, entretenimento, atividades intelectuais, ludicidade, atividades artesanais, musicais, culturais, e a integridade dos cerca de 400 integrantes.
Avanços como em Diamantino que contribuíram para colocar o Brasil na 31ª posição no ranking dos países que oferecem melhor qualidade de vida e bem-estar a pessoas com mais de 60 anos, segundo o Global AgeWatch Index 2013, da organização não-governamental Help Age International, que luta pelos direitos dos idosos. Os indicadores consideraram quatro áreas-chave: garantia de renda, saúde, emprego e educação, e ambiente social.
Da Assessoria

Comentários