Parlamentares articulam nova universidade federal

Parlamentares de Mato Grosso buscam a criação de uma nova universidade federal no Estado. Representantes da nova bancada federal mato-grossense protocolaram no Ministério da Educação, no mês passado, o projeto para a criação do Universidade Federal do Sul de Mato Grosso.
Participaram da reunião os senadores Blairo Maggi (PR) e José Medeiros (PPS) e o deputado federal diplomado, Adilton Sachetti (PSB). A intenção do grupo é sensibilizar o governo federal acerca da criação de uma universidade federal no Baixo Araguaia, contemplando os municípios que envolvem Primavera do Leste e região, onde vivem cerca de 500 mil habitantes.
Além do intuito de transformar a localidade em um pólo tecnológico do Estado, há também a preocupação com as famílias que residem ali, já que seus filhos precisam sair de suas cidades quando chegam ao ensino superior e muitos acabam deixando o Estado sem retornar.
Medeiros lembra que Mato Grosso, com suas dimensões continentais, conta com apenas uma universidade federal, sendo a carência suprida apenas pelo que chama de “puxadinhos”, ou seja, câmpus de outras instituições que se espalham pels municípios sem toda a infraestrutura adequada. Já o vizinho, Mato Grosso do Sul, com características semelhantes, dispõe da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) e da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD).
O projeto precisa da sanção da presidente Dilma Rousseff (PT), mas deverá receber atenção especial dos membros da bancada mato-grossense no retorno dos trabalhos legislativos.
do Jornal A Gazeta 

Comentários