Estudantes da UFMT criam aplicativo que organiza rotina acadêmica

Aplicativo tem função de organizar compromissos e calendário de provas
Aplicativo tem função de organizar
compromissos e calendário de provas

Cinco estudantes do curso de ciências da computação da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Cuiabá, desenvolveram um aplicativo para aparelhos de celular que permite a organização do calendário de compromissos, como as avaliações, por exemplo. O projeto desenvolvido pelos alunos foi um desafio proposto em sala de aula pelo professor doutor Cristiano Maciel.


"Na disciplina de software propusemos criar aplicativos que otimizassem o ambiente acadêmico", contou o professor.



O aplicativo será testado pelo próprio professor com a turma do próximo semestre e deve estar disponível gratuitamente para download a partir de março.



O estudante Wagner Rodrigo Silva Teixeira, um dos desenvolvedores do aplicativo batizado de 'Sydy Acadêmico', explica que o objetivo principal é melhorar a comunicação entre alunos e professores.



“Os professores poderão disponibilizar arquivos, apostilas. Se o professor falou hoje de algoritmos, por exemplo, logo depois da aula os arquivos usados podem estar no aplicativo”, diz. Os alunos poderão acompanhar ainda suas notas e receber avisos de que as provas e avaliações estão chegando.



Para o estudante, o resultado do trabalho é recompensador. “O nosso sonho é que o aplicativo realmente seja útil e que os alunos precisem mesmo dele”. O próximo passo dos alunos, que estão perto de se formar, é criar uma pequena empresa para colocar essa e outras ideias em prática.

DO G1

Comentários