Em Diamantino, pneus inservíveis recebem destinação correta

A destinação correta de pneus inservíveis é uma preocupação do município de Diamantino, desde 2013. Por meio das Secretarias de Saúde; Obras e Agricultura e Meio Ambiente, a Administração Municipal firmou convênio com o Programa Reciclanip que, por sua vez, contratou a empresa Ecopneus para fazer a coleta do material no Município.
A coleta é feita semanalmente. Os pneus encaminhados pelas borracharias são armazenados em três galpões, na "Chácara do Carol". De acordo com o coordenador da Vigilância Ambiental do município, Valdecir de Souza (Cici), é importante que cada cidadão faça sua parte. "A gente sempre orienta, através dos agentes de saúde nas visitas às residências, para que as pessoas levem para as borracharias os pneus de carro, bicicleta, moto, carriola, enfim, tudo que pode ser criadouro do mosquito da dengue", orienta.
O material entregue nas borracharias é encaminhado para reciclagem. "Os pneus são recolhidos de todas as borracharias de Diamantino. Nós entramos em contato com a Ecopneus e o material é levado para Cuiabá ou Nobres", explica.
De acordo com Cici, após a implantação do serviço de recolhimento de pneus em Diamantino, o índice de infestação do Aedes Aegypt reduziu. "No que se refere a proliferação do mosquito, o pneu é considerado 'D1', ou seja, um dos principais depósitos de procriação. É o local preferido do mosquito, porque, além de acumular água, é escuro. O Aedes Aegypt prefere lugares escuros para procriar", explica o coordenador da Vigilância Ambiental.
Quem tiver pneus em casa e quiser se desfazer do material mas não tem como levar até uma borracharia, deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde pelos telefones 3336-1357 ou 3336-1115


Comentários