Sisu abre inscrições nesta terça

inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão abertas a partir desta terça-feira (24) até sexta-feira (27).
No ato da inscrição, feita on line, os candidatos, que fizeram o Enem, podem registrar uma primeira opção de curso e deixar também uma opção sobressalente.
Se não conseguirem nota para garantir a vaga preferencial, ainda têm a chance de se matricular na segunda, caso consigam ficar acima do corte.
Alunos que fizeram o Enem e não tiraram zero em redação podem disputar, em Mato Grosso, 8.304 vagas públicas nas duas instituições públicas de ensino, a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), que abre neste início de ano 5.964 vagas, e na Universidade Estadual de Mato Grosso (Unemat), que tem 2.340 vagas disponíveis.
Nas duas instituições há cotas sociais, para negros e indígenas. O que interfere na disputa.
Na UFMT, a orientação é para que os alunos não deixem para fazer a inscrição na última hora, porque a página do Sisu fica muito carregada, no primeiro dia de inscrição e também no último.
Durante o período de inscrição, o Sisu calcula uma vez por dia a nota de corte para cada curso, com base no número de vagas disponíveis e nas notas dos candidatos inscritos.
O candidato pode, durante o período de inscrição, modificar sua opção quantas vezes quiser, mas o sistema considera a última inscrição concluída.
Essa metodologia costuma gerar aflição nos candidatos o que sobrecarrega ainda mais a página no Sisu, constantemente acessada neste período.
O resultado do processo de seleção no Sisu será divulgado no dia 20 de janeiro.
Na sequência, os aprovados deverão fazer as matrículas nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro tanto na UFMT quanto na Unemat.
Quanto ao início do ano letivo, a Unemat tem uma especificidade. As aulas do curso de Medicina, em Cáceres, só iniciarão dia 23 de junho.

Comentários